Somos uma vinícola familiar com tradição de produção de vinhos no Brasil há 5 gerações
Conheça nossa trajetória
1878
Antônio Viapiana, com 10 anos, parte da cidade de Mantova, região da Lombardia na Itália, e chega ao Rio de Janeiro dirigindo-se à Colônia Caxias, hoje Flores da Cunha.
1920
Antônio Viapiana sentado, orgulhoso com o vinho produzido artesanalmente a partir dos vinhedos por ele plantados no interior de Flores da Cunha, exatamente no local onde hoje está instalada a nossa vinícola. Nosso município fica na Serra Gaúcha, na região nordeste do Rio Grande do Sul.
1925
Em 1925, como comemoração ao cinquentenário da imigração italiana no Brasil, o Consulado Italiano de Porto Alegre promoveu uma feira agroindustrial com exposição e concurso entre vinhos produzidos por imigrantes italianos no Brasil. O certificado com medalha de prata é a primeira premiação conquistada por nossa família e pode ser visto na Cave de História, durante visita à nossa vinícola.
1986
A paixão pela produção de uvas e vinhos foi passada de filho para filho, sempre em formato artesanal, até que, em 1986, a Vinícola Viapiana foi construída e a nossa primeira safra foi vinificada. A vinícola sempre esteve instalada no mesmo local mas no início de nossa história todos os nossos tanques eram de madeira de lei.
1993
Com aumento da produção, a estrutura inaugurada em 1986 ficou pequena e a planta da vinícola foi ampliada.
1999
Registro de rótulo do 1º vinho fino elaborado.
Cabernet Sauvignon 1999.
Cabernet Sauvignon 1999.
2005
Elaboração do VIA1986 Cabernet Sauvignon 2005, um vinho que nos trouxe diversas premiações e mudou a nossa visão de futuro. Percebendo nosso potencial em produzir vinhos diferenciados e alta qualidade, iniciamos nossa busca constante por vinhos de excelência.
2007
A reforma da fachada foi o nosso passo inicial na busca pelo Enoturismo.
2009
Inauguração do Enoespaço, um espaço que contempla Wine Bar, Sala de Cursos, Restaurante para Eventos e nossa Boutique. Foi também neste ano que lançamos o nosso primeiro Marselan, uma uva pouco conhecida até então mas que se tornou nossa marca registrada nos vinhos tintos.
2010
Construção da Cave de Barricas
2012
Elaboração de espumantes pelo método tradicional, também chamado de champenoise, que confere aos espumantes características únicas devido ao contato prolongado com as leveduras, após a segunda fermentação.
2016
Inauguração da cave de história que liga exemplares de todos os vinhos já lançados pela vinícola. Degustamos periodicamente para acompanhar a evolução de cada variedade buscando melhorias contínuas.
2020
INAUGURAÇÃO DA GAZOLDO TRATTORIA - Com o nome homenageando a comuna italiana de onde partiu a Família Viapiana, Gazoldo degli Ippoliti, o restaurante foi inaugurado em 2020 atendendo almoços de sexta à domingo, além de jantares ou almoços em dias alternativos para grupos acima de 15 pessoas. O restaurante é assinado pelo Chef Fabiano Mannrich com experiência no Brasil e no exterior.